sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Educação pela Água

É um bom título.
Mas não é momento para brincadeiras.
As chuvas da semana redesenharam a cidade. Não houve bairro em Niterói que não tenha sofrido de alguma forma.
A chuva foi 'atípica', com certeza. O mar estava com altas marés e ressacas. Sem dúvida. Isso contribuiu.
Mas e o Jardim, que afinal não é jardim, e muito menos viçoso? Viçoso Jardim, Morro do Céu... Lindos nomes! Não creio que em parte alguma haja lixões ou aterros 'sanitários' com epônimos tão encantadores. E é muito difícil crer no alegado desconhecimento, da parte de nossa Administração Municipal, a respeito do crescimento da pobre Comunidade do Morro do Bumba ou do 'antigo' lixão onde ela se vinha instalando há muitos anos.
A atual Administração ( que vem se perpetuando sob diferentes máscaras há vinte anos) é a grande responsável.
Niterói sufoca dia a dia ( já há varios anos) com a proliferação dos condomínios verticais. Interesses 'imobilionários' vem transformando nossa cidade em um grande canteiro de obras; obras que vão render $$ para os 'gerentes' e ônus impagáveis a todos nós.
Dizem que nossa cidade tem alto índice de qualidade de vida.
O que teriam a dizer a respeito os sobreviventes do Morro do Bumba?

3 comentários:

  1. Pois é, caro amigo. Há tragédias e tragédias. Algumas poderiam ser evitadas. Enquanto choramos pelas vidas perdidas, tão indignamente, possamos também desejar que naquele lugar se plante um "viçoso jardim", que nos lembre sempre o assassinato cometido. E que os assassinos nunca mais sejam lembrados. Grande abraço. Telma.

    ResponderExcluir
  2. Caro Henrique,
    seu alerta, suas perguntas, são gritos sensíveis de um cidadão que ama sua cidade.
    Subscrevo.
    Forte abraço,
    Aníbal

    ResponderExcluir
  3. Sempre me agradou a visibilidade de Niterói, obtida a partir de JRS, com a excelente associação com os geniais projetos de ON. Infelizmente essa ocorrência no Bumba colocou uma pá(de muitas toneladas) de lixo em qualquer prestígio obtido por nossa cidade. Foi terrível escutar o "eu não sabia". Esta tragédia produziu, muita vergonha, muitas vítimas e alguns mortos-vivos na política.

    ResponderExcluir